SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4Práticas colaborativas dos psicólogos escolares portugueses: Uma análise de tipologias e contextosSentimento psicológico de comunidade: Estudo da escala SCI-2 num contexto associativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

TOSCANO, Carolina et al. Caregiving Helplessness Questionnaire (CHQ) aplicado a mães portuguesas de crianças em idade pré-escolar: Um estudo psicométrico. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.501-514. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.1544.

O sistema de vinculação da criança é complementado por um sistema, separado e recíproco, de prestação de cuidados parentais, que guia as respostas de proteção do cuidador em relação à criança. Disrupções neste último sistema poderão conduzir a uma prestação de cuidados desorganizada; no entanto, o conhecimento acerca da desorganização da prestação de cuidados permanece incompleta, estando o seu estudo limitado a metodologias dispendiosas. O presente estudo pretendeu analisar as qualidades psicométricas do Caregiving Helplessness Questionnaire (CHQ), uma ferramenta de screening para a desorganização da prestação de cuidados, numa amostra de 200 mães portuguesas de crianças em idade pré-escolar. A análise factorial confirmatória não confirmou a estrutura da versão original do CHQ. Uma solução de cinco fatores verificou-se como sendo a melhor, produzindo cinco escalas conceptualmente correspondentes às principais dimensões da desorganização das relações em idade pré-escolar: Mother Helpless, Mother Frightened, Child Frightened, Child Cheers Mothers e Child Caregiving. O estudo da consistência interna obteve resultados satisfatórios e a validade convergente e discriminante foi confirmada. A validade concorrente também foi estabelecida através de associações significativas entre as escalas do CHQ e variáveis dos domínios materno e da criança que têm sido conceptual e empiricamente associadas com a desorganização. Em conclusão, os resultados suportam a validade do CHQ para mães portuguesas de crianças pré-escolares, como um instrumento de screening promissor desorganização da prestação de cuidados.

Palavras-chave : Caregiving Helplessness Questionnaire (CHQ); Validação; Sistema de prestação de cuidados; Desorganização da prestação de cuidados; Desamparo na prestação de cuidados.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons