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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020
Resumo
MENDES, Sofia A.; PINTO, Ana Isabel; ABREU-LIMA, Isabel M. P. e ALMEIDA, Leandro S.. Práticas colaborativas dos psicólogos escolares portugueses: Uma análise de tipologias e contextos. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.485-500. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1373.
A colaboração entre psicólogos escolares e os vários serviços e profissionais da comunidade educativa é essencial para a prestação de serviços compreensivos, integrados e eficazes a alunos e famílias. Tendo por base a resposta de 477 profissionais a um inquérito eletrónico, este estudo investiga as práticas colaborativas intra e interinstitucionais dos psicólogos escolares portugueses. Os resultados encontrados sugerem que estes profissionais colaboram de forma regular, e com uma vasta gama de propósitos, com uma grande diversidade de entidades, serviços e equipas, internos e externos à escola. Entre as práticas colaborativas reportadas com mais frequência, destaca-se a colaboração dos psicólogos escolares com conselhos de turma, equipas de educação especial, comissões de proteção de crianças e jovens, e serviços de saúde. Os objetivos e a natureza das atividades desenvolvidas no contexto destas e de outras colaborações são explicitados, permitindo concretizar e colocar em evidência a natureza multifacetada do papel dos psicólogos escolares e os seus múltiplos contributos para as escolas. Implicações para a prática profissional, o desenvolvimento da profissão e futuras investigações são apresentadas.
Palavras-chave : Psicólogos escolares; Colaboração intrainstitucional; Colaboração interinstitucional.