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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

SANTOS, Sandra R.; GAGO, Nuno; PERDOMO, Arminda Suárez  e  RODRIGO, María José. Pais e Internet: Que tipo de utilização?. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.409-425. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.1329.

Este estudo pretende examinar a eficiência com que pais e mães portugueses utilizam os recursos disponíveis na Internet como apoio na educação dos seus filhos. Participaram nesta investigação um total de 282 pais, através da resposta a um questionário online. Os resultados encontrados demonstram diferenças entre grupos socioeconómicos no acesso à Internet, bem como diferenças na proficiência parental em função da idade e níveis socioeconómico e educativo. São as mães mais jovens, de níveis socioeconómicos e educativos mais altos e com filhos mais pequenos as maiores utilizadoras e proficientes na Internet para a procura de informação educativa. Os resultados deste estudo permitem compreender os hábitos de utilização e avaliação dos pais, dando pistas para desenvolver novos estudos e recursos online. Estes resultados podem ainda ajudar a refletir sobre a forma de contornar as dificuldades de acesso à informação e de avaliação da mesma, nomeadamente nas camadas socioeconómicas mais baixas.

Palavras-chave : Proficiência; Parentalidade; Educação; Digital use divide; Digital skill divide.

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