SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Spontaneous trait inference and transference: Exploring the link between names and traitsYouth positive development: An exploratory study carried out with Portuguese students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

SANTOS, Sandra R.; GAGO, Nuno; PERDOMO, Arminda Suárez  and  RODRIGO, María José. Pais e Internet: Que tipo de utilização?. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.409-425. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.1329.

Este estudo pretende examinar a eficiência com que pais e mães portugueses utilizam os recursos disponíveis na Internet como apoio na educação dos seus filhos. Participaram nesta investigação um total de 282 pais, através da resposta a um questionário online. Os resultados encontrados demonstram diferenças entre grupos socioeconómicos no acesso à Internet, bem como diferenças na proficiência parental em função da idade e níveis socioeconómico e educativo. São as mães mais jovens, de níveis socioeconómicos e educativos mais altos e com filhos mais pequenos as maiores utilizadoras e proficientes na Internet para a procura de informação educativa. Os resultados deste estudo permitem compreender os hábitos de utilização e avaliação dos pais, dando pistas para desenvolver novos estudos e recursos online. Estes resultados podem ainda ajudar a refletir sobre a forma de contornar as dificuldades de acesso à informação e de avaliação da mesma, nomeadamente nas camadas socioeconómicas mais baixas.

Keywords : Proficiência; Parentalidade; Educação; Digital use divide; Digital skill divide.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License