SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Parents and Internet: What kind of usage? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

RAMOS, Tânia; GARCIA-MARQUES, Leonel  and  HAMILTON, David. Inferências e transferências espontâneas de traço: Análise da ligação entre nomes e traços. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.4, pp.399-408. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.1320.

Investigação passada demonstrou que as pessoas realizam inferências espontâneas de traços (IET) a partir de comportamentos e que esses traços de personalidade ficam ligados em memória às faces dos actores. A investigação demonstrou também que os traços inferidos podem ficar associados a faces de comunicadores dos comportamentos, através de um processo de transferência espontânea de traço (TET). No presente estudo, substituímos as faces dos indivíduos por nomes, de forma a investigar em que medida os nomes dos actores e comunicadores (e.g., Carl Smith) também ficam associados em memória aos traços inferidos. Nestas condições, obtivemos dados que comprovam a ocorrência de IETs, mas não de TETs. Estes resultados mostram que a associação entre traços e comunicadores (TET) é altamente dependente da saliência visual do comunicador. Em contraste, as IET ocorrem mesmo quando o actor não é visualmente saliente. Os resultados são discutidos em termos dos processos subjacentes às IETs e TETs.

Keywords : Inferências espontâneas de traço; Transferências espontâneas de traço; Nomes; Associação; Comunicadores.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License