SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3The Reading the Mind in the Eyes Test: A Portuguese version of the adults’ test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

CRUZ, Orlanda; CANARIO, Catarina  and  BARBOSA-DUCHARNE, Maria. Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEEP-r): Estudo psicométrico e análise da invariância da medida para mães e pais. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.383-397. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.1453.

Este artigo apresenta o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEEP-r), que oferece uma medida da perceção dos adolescentes quanto aos estilos educativos parentais (tal como a sua primeira versão, o QEEP), mas distinguindo o alvo da avaliação em pai e mãe e focando a dimensão da promoção da autonomia. São estudadas as propriedades psicométricas e avaliada a invariância da escala quanto aos estilos educativos do pai e aos estilos educativos da mãe. Um total de 664 participantes, alunos do ensino básico e secundário de seis escolas dos distritos de Braga e Porto, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M=15.31, DP=1.28), do género feminino (54.20%) e masculino (43.50%) preencheu o QEEP-r. Os resultados da análise fatorial confirmatória evidenciam uma estrutura tridimensional do QEEP-r e propriedades psicométricas adequadas. A estrutura tridimensional inclui um fator de autonomia psicológica, um fator de clima positivo e um fator de conhecimento. Do ponto de vista da invariância da medida foi identificada a invariância configural e a invariância métrica, mas não a invariância escalar ou residual. Este instrumento é relevante no contexto da investigação em língua portuguesa sobre os EEP, na medida em que permite avaliar a perceção dos adolescentes até aos 18 anos de idade sobre os EEP dos pais, através de duas escalas (pai e mãe) entre as quais se constata invariância métrica.

Keywords : Perceções dos adolescentes; Estilos educativos parentais; QEEP-r; Análise fatorial confirmatória; Invariância da medida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License