SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Decision-making in the system of protection of children and young people: A study comparing the attitudes of professionals and studentsParenting Behavior Questionnaire revised (QEEP-r): Psychometric study and measurement invariance analysis for mothers and fathers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

PESTANA, José; MENERES, Sofia; GOUVEIA, Maria João  and  OLIVEIRA, Rui Filipe. O Reading the Mind in the Eyes Test: Uma versão portuguesa do teste para adultos. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.369-381. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.1305.

O Reading the Mind in the Eyes Test (RMET) é uma tarefa de Teoria da Mente utilizada para avaliar a capacidade de compreender estados mentais de terceiros, tanto em populações normativas como clínicas. O presente estudo teve como objectivo traduzir para Português (Europeu) a versão adulta revista do RMET, investigar a validade dos itens desta versão e diferenças associadas ao género. A versão revista Inglesa foi traduzida para Português e foram realizados 5 estudos piloto de forma a chegar a uma versão final Portuguesa do teste. Após estes procedimentos, 130 participantes adultos (71 mulheres) responderam a uma versão computorizada do RMET. Trinta itens mostraram uma distribuição de respostas adequada, enquanto os restantes seis itens não foram de encontro aos critérios de validação interna considerados. As médias das pontuações obtidas nesta versão do RMET foram semelhantes às conseguidas tanto na versão original revista do teste como noutras traduções. Não foram observadas nesta amostra diferenças significativas entre géneros. Investigações futuras deverão explorar indicadores adicionais de validade e fiabilidade deste instrumento.

Keywords : RMET; Teoria da mente; Cognição social.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License