SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Estudo comparativo acerca do comportamento e comunicação materna e paterna em atividade conjunta com os seus filhos de idade pré-escolarSintomatologia psicopatológica e suporte social em pais de crianças portadoras de perturbação do espetro do autismo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

GRANJA, Maria Bárbara  e  MOTA, Catarina Pinheiro. Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.311-326. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1415.

O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais, sugerem assumir um papel importante para o jovem adulto na transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico e à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo objetivou analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos assim como testar o papel moderador do género na associação anterior. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M=20.07, DP=1.7). Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental autoritativo, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica.

Palavras-chave : Estilos parentais; Adaptação académica; Bem-estar psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons