SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Comparing maternal and paternal interactive behavior and communication in a study about collaborative play tasks with preschool childrenPsychopathological symptomatology and social support in parents of children with autism spectrum disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

GRANJA, Maria Bárbara  and  MOTA, Catarina Pinheiro. Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.311-326. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.1415.

O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais, sugerem assumir um papel importante para o jovem adulto na transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico e à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo objetivou analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos assim como testar o papel moderador do género na associação anterior. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M=20.07, DP=1.7). Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental autoritativo, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica.

Keywords : Estilos parentais; Adaptação académica; Bem-estar psicológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License