36 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

BARTOLO, Ana et al. Será a idade um moderador da relação entre depressão e funcionamento saudável em pacientes com cancro da mama e ginecológico?. []. , 36, 2, pp.159-168. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1345.

Este estudo transversal objetivou explorar o efeito moderador da idade na relação entre o distress emocional e domínios da qualidade de vida relacionada com a saúde. A amostra incluiu 106 mulheres, com diagnóstico de cancro da mama ou ginecológico em fase ativa, recrutadas no Serviço de Ginecologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil. Foram incluídos dois grupos: mulheres com menos de 50 anos de idade e mulheres com 50 anos ou mais. As participantes completaram um questionário sociodemográfico e medidas de auto-relato, nomeadamente a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (EADH) e as seis escalas funcionais do European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire Core-30 (EORTC QLQ-C30). Os nossos resultados mostraram que o grupo de mulheres com idade igual ou superior a 50 anos reportou mais sintomas depressivos do que o grupo de pacientes mais jovem. Os sintomas depressivos reportados influenciaram o funcionamento saudável, definido por indicadores como o funcionamento físico, emocional e cognitivo, similarmente dentro dos dois grupos.

: Idade; Funcionamento; Depressão; Cancro ginecológico; Cancro da mama.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License