SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolarAcknowledging the role of word-based activation in spontaneous trait inferences índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

GOMES, Andreia et al. Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.101-114. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1262.

Este trabalho pretende apresentar os resultados de adaptação portuguesa da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD; McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fatorial exploratória e confirmatória e análise de consistência interna a partir de dois grupos, de 617 e 418 estudantes do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitiram encontrar uma solução com boas propriedades psicométricas, seja em termos de validade como fiabilidade aceitáveis, assim como diferenças em função do género e relação com a idade e escolaridade. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões.

Palavras-chave : Objetivos; Desempenho; Motivação; Ensino secundário; Escala.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons