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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

CESAR, Filipa; OLIVEIRA, Alexandra  e  FONTAINE, Anne-Marie. Modelos sociais de maternidade difundidos em páginas e grupos do Facebook em Portugal. Aná. Psicológica [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.47-59. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1333.

As redes sociais online são atualmente fontes de apoio informal importantes para as mães dada a sua acessibilidade e vasta informação sobre o cuidado da criança e o desempenho da maternidade. Este estudo pretendeu identificar o modelo de maternidade dominante atualmente em Portugal através da análise dos objetivos, das atitudes, dos sentimentos e das práticas atribuídas às mães e difundidos por grupos e páginas do Facebook dedicadas à maternidade. Uma pesquisa pelas palavras-chave mãe e maternidade, seguida da técnica “bola de neve”, em outubro de 2015, permitiu identificar 132 Páginas Públicas, 47 Grupos Fechados e 5 Grupos Públicos (N=184) portugueses, tendo sido as respetivas descrições alvo de análise de conteúdo. Esta análise evidenciou que o modelo de maternidade veiculado pressupõe a centralidade da criança e das suas necessidades e interesses, e atribui elevados níveis de exigência ao papel de mãe. As necessidades da mulher não são mencionadas, desaparecendo atrás do papel materno. O estudo parece assim confirmar a predominância de um modelo de maternidade intensivo nos grupos e páginas do Facebook em Portugal.

Palavras-chave : Maternidade; Facebook; Modelos sociais.

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