SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Assessment of the affective and rational bases for urgent decision-making under extreme circumstances índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

SANTOS, Ana Sofia et al. The cultural stereotype of professional groups: Consensus, accessibility and typicality of stereotypic contents. Aná. Psicológica [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.557-568. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1.

Este trabalho teve como objetivo medir o conteúdo estereotípico de vários grupos profissionais numa amostra Portuguesa, através da determinação dos atributos estereotípicos partilhados culturalmente, da sua acessibilidade e tipicidade. No Estudo 1 o conteúdo estereotípico de 28 grupos profissionais foi medido através duma tarefa de geração espontânea de atributos. A frequência de geração dos atributos foi usada para medir o consenso sobre os atributos gerados. A ordem em que os atributos foram gerados foi usada para determinar a sua acessibilidade. Adicionalmente, para explorar ainda mais a ligação entre os atributos gerados e o grupo profissional, uma nova amostra (Estudo 2) avaliou a tipicidade de cada atributo para o grupo profissional. Discute-se em detalhe a utilidade de estudar os conteúdos estereotípicos de grupos profissionais.

Palabras clave : Estereótipos profissionais; Consenso social sobre conteúdos estereotípicos; Tarefa de geração de atributos; Acessibilidade de atributos; Tipicidade de atributos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons