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Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

MONTEIRO, Lígia; FERNANDES, Marília; TORRES, Nuno  y  SANTOS, Carolina. Father’s involvement and parenting styles in Portuguese families: The role of education and working hours. Aná. Psicológica [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.513-528. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1451.

Os primeiros trabalhos sobre o Pai focavam-se, essencialmente, na sua presença ou ausência da vida da criança e na quantidade de tempo que este passava com ela. Mais recentemente, diversos autores têm salientado a importância de se analisar a qualidade do envolvimento paterno, no sentido de se compreender qual o seu impacto no desenvolvimento infantil. Os estudos têm, ainda, reportado que o nível educativo e o número de horas que os pais trabalham influenciam a parentalidade e os outcomes da criança. Os objectivos, deste estudo, foram analisar, numa amostra de 465 famílias nucleares portuguesas, com crianças em idade pré-escolar, as associações entre o envolvimento do pai nas atividades de cuidados/socialização e os estilos parentais, testando os efeitos moderadores da educação e do número de horas de trabalho. Os pais descreveram os seus próprios estilos parentais e as mães o envolvimento paterno. As horas de trabalho moderam a relação entre o estilo autoritativo do pai e o seu envolvimento nas atividades de ensino/disciplina e nas atividades de brincadeira. Adicionalmente, o nível educativo dos pais modera a relação entre o seu estilo autoritativo e o envolvimento nos cuidados diretos e ensino/disciplina. Dado os diferentes papéis que os pais podem assumir na vida dos filhos, é importante compreender os mecanismos relativos ao seu envolvimento e identificar os factores que explicam as diferenças num cuidado adequado, no sentido de se promover um envolvimento paterno elevado, quantitativa e qualitativamente.

Palabras clave : Envolvimento paterno; Estilos parentais; Horas de trabalho; Educação.

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