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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

MOTA, Catarina Pinheiro    OLIVEIRA, Inês. O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?. []. , 35, 4, pp.425-438. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1142.

^lpt^aO suporte social tem vindo a ser evidenciado na literatura pela sua relevância no que concerne à planificação e estabelecimento de objetivos de vida de jovens adolescentes. Vivências emocionais adversas no contexto familiar, nomeadamente perdas significativas e transições podem, todavia, condicionar este processo. A presente investigação objetiva analisar o papel do suporte social no desenvolvimento de objetivos de vida de jovens de diferentes configurações familiares (famílias tradicionais e jovens em acolhimento residencial), sendo ainda testado o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 350 jovens adolescentes portugueses de ambos os géneros, com idades compreendidas entre 13 e os 18 anos, provenientes de famílias tradicionais e em regime de acolhimento residencial. Para recolha de dados foi utilizado o Social Support Appraisals (SSA), Purpose in Life Test (PIL-R) e o Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Foram testados modelos de mediação para as diferentes configurações familiares, sendo que os resultados sugeriram que o suporte social apresenta uma associação positiva significativa com os objetivos de vida, e a personalidade desempenha um efeito mediador na associação anterior. Os resultados foram discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância do suporte social no desenvolvimento da personalidade e construção dos projetos de vida.^len^aSocial support has been shown in the literature as relevance with respect to the planning and establishment of young adolescent life goals. Adverse emotional experiences within the family, including significant losses and transitions may, however, limit this process. This research aims to analyze the role of social support in the development of life goals of young people from different family configurations (traditional families and young people in residential care), still being tested the mediating role of personality in the previous association. The sample was composed by 350 young Portuguese adolescents of both genders, aged between 13 and 18 years, from traditional families and residential care. For data collection was used the Social Support Appraisals (SSA), Purpose in Life Test (PIL-R) and The Five Factors Personality Inventory (NEO-FFI-20). Mediation models were tested for different family configurations, and the results suggested that social support has a significant positive association with the life goals, and personality plays a mediational effect in the previous association. The results will be discussed in light of attachment theory, considering the importance of social support in personality development and construction of life projects.

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