SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Compreensão de textos: Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de perguntaCinismo organizacional: Estudo preliminar de adaptação de uma escala de medida para o contexto português author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

MESTRE, Catarina et al. Translation and validation of two questionnaires assessing fear of flying for Portuguese language. Aná. Psicológica [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.367-381. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.1197.

O presente artigo descreve o processo de tradução para Português e as propriedades psicométricas de duas escalas de fobia de voo: FAS e FAM. A consistência interna e as validades convergente e divergente foram avaliadas numa amostra de 960 indivíduos de língua portuguesa. Os resultados confirmaram a FAS-PT como um modelo de 3 fatores e a FAM-PT de 2 fatores, tal como nas suas versões originais. O coeficiente α de Cronbach demonstrou valores excelentes tanto para a FAS-PT (.99) como para a FAM-PT (.97). A análise de validade convergente apresentou correlações fortes em ambas as escalas, com valores de r a variar entre .28 e .38. A análise de validade divergente apresentou correlações fracas em ambas as escalas, com valores de r a variar entre .28 e .38. Este estudo dá informações sobre a validade e fiabilidade destas escalas, permitindo a sua utilização com populações de língua portuguesa, em contexto de investigação e clínico. Contudo, este estudo deverá ser replicado noutras populações e novas formas de validade deverão ser exploradas.

Keywords : Questionário de situações de ansiedade de voo; Questionário de modalidades de ansiedade de voo; Tradução; Validação; Português.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License