35 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

SANTOS, Paulo Jorge    GONCALVES, Carlos. A Kohutian approach to indecisiveness. []. , 35, 3, pp.339-349. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1055.

A indecisão vocacional é um tópico clássico da psicologia vocacional e é presentemente considerada um constructo multidimensional. Os indivíduos vocacionalmente indecisos podem ser classificados em duas categorias principais. A primeira corresponde a uma fase normal, ao nível do desenvolvimento, de exploração de alternativas vocacionais que precede o investimento numa opção de carreira específica. A segunda, normalmente designada de indecisão generalizada, tem uma natureza mais estrutural. Para os indivíduos cronicamente indecisos, e não simplesmente vocacionalmente indecisos, o processo de tomada de decisão, incluindo a escolha vocacional, tende a ser uma tarefa difícil. A identificação dos determinantes da indecisão generalizada tem importantes implicações para a consulta de carreira. Baseado na teoria da psicologia do self de Heinz Kohut, o objetivo principal deste estudo foi o de analisar o papel da instabilidade de objetivos e da autoestima, dois marcadores da maturidade do self de acordo com esta abordagem psicológica de orientação psicanalítica, na predição da indecisão generalizada. Uma análise de regressão foi aplicada a uma amostra de 314 estudantes do ensino secundário. A equação de regressão explicou 35% da variância dos resultados da indecisão generalizada. São abordadas implicações para a teoria e consulta vocacionais.

: Indecisão vocacional; Indecisão generalizada; Heinz Kohut; Psicologia do self.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License