35 2Portuguese juvenile delinquents: An exploratory study from a sample of institutionalized young offenders 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

COIMBRA, Dora Alice; GUERRA, Rita    VASCO, António Branco. Mindfulness e Psychological Mindedness enquanto posturas terapêuticas: Relação com o processo de mudança em psicoterapia. []. , 35, 2, pp.145-155. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1104.

A influência das características do psicoterapeuta, no processo e nos resultados da intervenção psicoterapêutica, tem sido amplamente reconhecida, independentemente do modelo teórico. Assumindo-se o interesse no estudo das competências terapêuticas não “técnicas”, necessárias para a prática clínica, reflecte-se sobre os constructos mindfulness e psychological mindedness, enquanto características relativamente estáveis da consciência da experiência e do self do psicoterapeuta, que podem manifestar-se como posturas terapêuticas distintas. Acreditamos que os terapeutas mais mindful e/ou psychologically minded, oscilando responsivamente entre as duas posturas t erapêuticas, poderão verificar nos seus pacientes, uma maior capacidade estrutural, associada a um aumento da consciência da experiência e do self, obtido através da assimilação de objectivos estratégicos específicos de fase 2, do Metamodelo de Complementaridade Paradigmática (Vasco, 2006). É apontada a relevância clínica de se considerar a mindfulness e a psychological mindedness como posturas terapêuticas complementares, salientando-se a necessidade de se encontrar uma definição operacional dos constructos.

: Posturas terapêuticas; Consciência da experiência e do self; Metamodelo de complementaridade paradigmática.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License