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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

GARCIA-MARQUES, Teresa; SILVA, Rita R.    MELLO, Joana. Asking simultaneously about truth and familiarity may disrupt truth effects. []. , 35, 1, pp.61-71. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1121.

^len^aTell me something that sounds familiar and I will believe it to be true. This is a statement that we should believe because it summarizes a well-documented and empirically supported effect: the illusion of truth effect (see Dechêne, Stahl, Hansen, & Wänke, 2010 for a review). The fact is we are more likely to believe in a statement if we have been previously exposed to it (e.g., Bacon, 1979; Hasher, Goldstein, & Toppino, 1977). Repetition increases truth-value, generating the illusion that repeated statements are more valid than information we never heard or read before. A general assumption of the explanations of the truth effect is that the subjective experience of processing a familiar statement is interpreted as informing about the validity of the statement (see Dechêne et al., 2010). This implies that a process of misattribution underlies repetition’s effect on judgments of truth (e.g., Bornstein & D’Agostino, 1994; Mandler, Nakamura, & Van Zandt, 1987; Schwarz & Clore, 1983). In this paper we present an experiment that tests such misattribution process by making more or less explicit the real source of the feeling of familiarity with the statements. In this way we test whether illusions of truth decrease when it is clear (vs. unclear) that familiarity is due to previous exposure.^lpt^a“Sim é verdade! Já ouvir em qualquer lado isso!”. E sim é verdade o que diz essa frase e devemos acreditar nisso porque ela resume um efeito muito bem documentado e com muito suporte empírica na literatura. Trata-se do efeito da ilusão de verdade (ver Dechêne, Stahl, Hansen, & Wänke, 2010 para uma revisão). Este efeito define que é mais provável que acreditemos que uma afirmação é verdadeira se esta nos for previamente apresentada (e.g., Bacon, 1979; Hasher, Goldstein, & Toppino, 1977). O que os estudos têm documentado é que a repetição aumenta o valor de verdade de qualquer afirmação, promovendo a ilusão de que as afirmações repetidas são mais válidas do que afirmações às quais não fomos anteriormente expostos. O pressuposto geral de todas as explicações deste efeito é o de que a experiência subjectiva associada ao modo como processamos uma afirmação familiar, fluentemente, é interpretada como informativa da sua validade (see Dechêne et al., 2010). Isto pressupõe que o efeito da repetição nos julgamentos de verdade tem subjacente um processo de atribuição errónea (misattribution) de um sentimento a uma causa que não o promoveu (e.g., Bornstein & D’Agostino, 1994; Mandler, Nakamura, & Van Zandt, 1987; Schwarz & Clore, 1983). Neste artigo apresentamos um estudo que testa estes processos de atribuição errónea, reduzindo-a por tornar a fonte do sentimento de familiaridade mais explícita para os participantes. Testamos se as ilusões de verdade diminuem quando se torna claro (vs. pouco claro) o facto da sensação de familiaridade é originada pela exposição prévia no contexto do estudo.

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