SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Práticas de literacia familiar, competências linguísticas e desempenho em leitura no primeiro ano de escolaridadePercepções dos portugueses sobre os imigrantes: Indispensabilidade, acção colectiva e distância social índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

PORTO, Ana Maria da Silva  e  SOARES, Adriana Benevides. Diferenças entre expectativas e adaptação acadêmica de universitários de diversas áreas do conhecimento. Aná. Psicológica [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.13-24. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1170.

O objetivo desse estudo foi investigar diferenças entre estudantes de diversas áreas do conhecimento em relação a expectativas e adaptação acadêmica. Participaram desse estudo 400 alunos de instituições públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, com idades entre 18 e 59 anos. Foram aplicados três questionários, um sociodemográfico, o Questionário de Envolvimento Acadêmico (QEA) versão A que avalia as expectativas e a B versão comportamentos, composto das subescalas (Envolvimento Institucional; Envolvimento Vocacional; Utilização de Recursos; Envolvimento Social; Envolvimento Curricular) e o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r) versão reduzida sobre as vivências acadêmicas, formado pelas dimensões (Pessoal; Interpessoal; Carreira; Estudo; Institucional). Considerando-se as expectativas/comportamentos, os resultados indicaram expectativas mais elevadas com diferença significativa no fator Utilização de Recursos para os alunos das áreas das Ciências Exatas e Humanas. Entretanto, quanto melhor adaptação foi encontrada diferença significativa na dimensão Pessoal, para os alunos das áreas das Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, na Carreira para os de Humanas e Saúde e na Institucional para os de Humanas e Exatas. Os calouros que ingressam na universidade muitas vezes apresentam expectativas diferentes em relação ao curso, bem como características pessoais de conhecimentos e competências, que podem refletir no seu sucesso acadêmico.

Palavras-chave : Ensino superior; Universitários; Expectativas acadêmicas; Adaptação acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons