35 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

PORTO, Ana Maria da Silva    SOARES, Adriana Benevides. Diferenças entre expectativas e adaptação acadêmica de universitários de diversas áreas do conhecimento. []. , 35, 1, pp.13-24. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1170.

^lpt^aO objetivo desse estudo foi investigar diferenças entre estudantes de diversas áreas do conhecimento em relação a expectativas e adaptação acadêmica. Participaram desse estudo 400 alunos de instituições públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, com idades entre 18 e 59 anos. Foram aplicados três questionários, um sociodemográfico, o Questionário de Envolvimento Acadêmico (QEA) versão A que avalia as expectativas e a B versão comportamentos, composto das subescalas (Envolvimento Institucional; Envolvimento Vocacional; Utilização de Recursos; Envolvimento Social; Envolvimento Curricular) e o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r) versão reduzida sobre as vivências acadêmicas, formado pelas dimensões (Pessoal; Interpessoal; Carreira; Estudo; Institucional). Considerando-se as expectativas/comportamentos, os resultados indicaram expectativas mais elevadas com diferença significativa no fator Utilização de Recursos para os alunos das áreas das Ciências Exatas e Humanas. Entretanto, quanto melhor adaptação foi encontrada diferença significativa na dimensão Pessoal, para os alunos das áreas das Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, na Carreira para os de Humanas e Saúde e na Institucional para os de Humanas e Exatas. Os calouros que ingressam na universidade muitas vezes apresentam expectativas diferentes em relação ao curso, bem como características pessoais de conhecimentos e competências, que podem refletir no seu sucesso acadêmico.^len^aThe aim of this study was to investigate differences among students from different areas of knowledge in relation to expectations and academic adaptation. Participated in this study 400 students from public and private institutions in Rio de Janeiro state, aged between 18 and 59 years old. Three questionnaires were applied, a sociodemographic, the Academic Involvement Questionnaire (QEA) version which assesses the expectations and the B version behavior, consisting of the subscales (Institutional Involvement; Vocational Involvement,Use of Resources; Social Involvement; Curricular Involvement) and Academic Experiences Questionnaire (QVA-r) reduced version on academic experiences, formed by the dimensions (personal, interpersonal, career, study; Institutional). Considering the expectations/behavior, results indicated very high expectations with a significant difference in the Resource Usage factor for students in the areas of Exact Sciences and Humanities. However, the best fit was no significant difference in staff size, for students in the areas of Exact and Applied Social Sciences, Career for the Humanities and Health and Institutional for the Humanities and Exact. Freshmen entering the university often have different expectations for the course as well as personal characteristics of knowledge and skills, which may reflect on their academic success.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License