SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: Estudo exploratórioVersão Portuguesa da Escala de Perceção da Criança sobre os Conflitos Interparentais - Versão para crianças dos 7 aos 9 anos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

DUARTE, Henrique  e  LOPES, Diniz. Contextual effects of power differentials: Construct validation and concurrent validity of the Power Differential Scale. Aná. Psicológica [online]. 2016, vol.34, n.4, pp.439-456. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1117.

A distância ao poder pode induzir efeitos contextuais que ultrapassam o nível cultural de análise, permitindo prever como a assimilação deste valor cultural produz impacto nas motivações individuais para posições de poder e nos seus comportamentos perante figuras de autoridade. A distância ao poder pode ser concebida tanto ao nível macro como micro de análise. Contudo, as medidas existentes ao nível macro ou cultural têm sido objecto de muitas críticas, e outras utilizadas ao nível individual necessitam de estudos adicionais para determinar as suas qualidades psicométricas. Neste artigo, apresentamos as primeiras análises das características psicométricas da Escala de Diferenciais de Poder de Earley e Erez (1997). Esta escala mede a aceitação de diferenças percebidas de poder e estatuto, tanto a nível micro como macro de análise. Dois estudos analisaram a validade de construto desta escala, a congruência factorial em diferentes amostras (trabalhadores portugueses e ingleses e estudantes portugueses), bem como a sua invariância factorial em grupos diferentes de participantes (Estudo 1; N=1419); e a sua validade preditiva ao nível individual (Estudo 2; N=175). Os resultados obtidos suportaram a unidimensionalidade proposta para esta escala, e mostraram congruência factorial e invariância de pesos dos itens nas diferentes subamostras analisadas. Para além do mais, a escala demonstrou validade relativa a um critério ao mostrar o papel dos diferenciais de poder na previsão das motivações individuais para posições de poder, bem como nas intenções de utilização de estratégias comportamentais de retirada ou confrontação perante figuras de autoridade.

Palavras-chave : Escala de Diferenciais de Poder; Distância ao poder; Validade de construto; Validade relativa a um critério.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons