SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudançaEstudo de adaptação e validação de uma escala de perceção de liderança ética para líderes portugueses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

LINS, Samuel; POESCHL, Gabrielle  and  EBERHARDT, Ana. Identificando os factores de influência da compra por impulso em adolescentes portugueses. Aná. Psicológica [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.147-163. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.920.

A compra por impulso tem sido uma área vastamente pesquisada, entretanto, raras investigações têm sido realizadas em Portugal e particularmente com o público adolescente. Este estudo teve o objectivo de identificar factores influenciadores da compra impulsiva (variáveis sociodemográficas, práticas sociais, variáveis de consumo, de influência grupal e valores). Participaram 238 adolescentes portugueses (117 rapazes e 121 raparigas, com idade média de 15.43 anos) da cidade de Maia, distrito de Porto. Os resultados mostram que o sexo de pertença não influência a compra por impulso, e que a frequência de visitas a centros comerciais por mês, o prazer nas compras, a importância atribuída à marca, a tendência a gastar mais na presença de amigos e o materialismo nas compras têm uma correlação positiva com a compra por impulso, enquanto os valores de bem-estar profissional apresentam uma relação negativa. Os resultados corroboram a literatura e contribuem para compreender melhor o comportamento de compra impulsiva em Portugal.

Keywords : Adolescentes; Portugal; Compra por impulso; Valores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License