34 1Dispositional beliefs regarding “affect as information” determine the perception of persuasive self-efficacy 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

MOURA, Octávio    COSTA, Clara. Teacher Interpersonal Self-Efficacy Scale: Estudo de adaptação e validação da versão Portuguesa. []. , 34, 1, pp.87-99. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1070.

A Teacher Interpersonal Self-Efficacy Scale (Brouwers & Tomic, 2001) é uma escala de avaliação da autoeficácia para professores, sendo constituída por 24 itens que se organizam em torno de uma estrutura de 3 fatores: (1) Perceção de Autoeficácia na Gestão da Turma, (2) Perceção de Autoeficácia em Obter Apoio por Parte dos Colegas, e (3) Perceção de Autoeficácia em Obter Apoio por Parte dos Superiores. Da adaptação e validação da versão Portuguesa deste instrumento fizeram parte 658 professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Os resultados da análise fatorial confirmatória demonstram o ajustamento da estrutura fatorial original na amostra Portuguesa. A consistência interna e a estabilidade temporal das três dimensões revelam valores adequados. As diversas características psicométricas evidenciam a adequada validade e fiabilidade desta escala.

: Autoeficácia; Professores; Análise fatorial confirmatória.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License