34 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

GARCIA-MARQUES, Teresa    LOUREIRO, Filipe. Dispositional beliefs regarding “affect as information” determine the perception of persuasive self-efficacy. []. , 34, 1, pp.73-86. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1098.

Este artigo aborda a relação entre a crença de que os sentimentos nos informam sobre a validade de uma reivindicação/afirmação e a crença da eficácia de uma estratégia persuasiva sobre o próprio. O estudo apresentado pediu aos participantes que selecionassem de um conjunto de características de um contexto persuasivo as que poderiam ter capacidade de os persuadir. A análise dos resultados demostra que as seleções dos participantes agruparam as características persuasivas em características de foro cognitivo e características de foro afetivo ou experiencial. Medidas individuais quer de necessidade de cognição quer de fé na intuição não explicaram a tendência dos participantes em escolher mais um tipo de características do que outro. Esta seleção parece, antes, ser determinada pela crença manifestada pelos participantes de que os nossos sentimentos e afetos nos informam sobre a validade ou qualidade da reivindicação/afirmação persuasiva.

: Afeto como informação; Persuasão; Personalidade racional e experiencial.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License