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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

MELLO, Joana  e  LOUREIRO, Filipe. Pretest of images for the beauty dimension. Aná. Psicológica [online]. 2015, vol.33, n.4, pp.453-466. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.1052.

Neste trabalho apresentamos normas da associação percebida de dois conjuntos de estímulos com o constructo de “beleza”: 40 objetos (Estudo 1) e 40 fotografias de faces (Estudo 2). Os participantes foram expostos a um conjunto de palavras associadas com o constructo de “beleza” e foi pedido que avaliassem em cada imagem o quanto consideravam ser relacionada com esse mesmo constructo numa escala 7 pontos (1 - Nada relacionada; 7 - Totalmente relacionada). A interpretação dos intervalos de confiança das médias distinguem 40 imagens avaliadas como “feias” - com baixas pontuações na dimensão de beleza - (20 objetos e 20 faces), e 28 imagens avaliadas como “bonitas” - com elevadas pontuações na dimensão de beleza - (12 objetos e 16 faces). Os resultados das avaliações, e as respectivas imagens, são sumarizados como normas de suporte a futuras investigações que requerem estímulos bonitos e/ou feios.

Palavras-chave : Normas; Beleza; Feio; Pessoas; Objetos.

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