SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolaresEscala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

CUNHA, Marina; XAVIER, Ana; MATOS, Marcela  e  FARIA, Daniela. O impacto das memórias de vergonha na adolescência: A escala de Centralidade do Acontecimento. Aná. Psicológica [online]. 2015, vol.33, n.4, pp.425-438. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.995.

Experiências adversas, particularmente, experiências precoces de vergonha podem funcionar como memórias traumáticas e ser centrais na formação da autoidentidade. O objetivo da presente pesquisa é analisar a estrutura dimensional e qualidades psicométricas da versão portuguesa para adolescentes da Centrality of Event Scale (CES). Participaram 397 adolescentes com idades entre os 12 e os 18 anos a frequentarem escolas públicas de ensino regular. Em conjunto com a CES, os jovens preencheram outros questionários que avaliavam a sintomatologia psicopatológica e a perceção de sentimentos de vergonha externa e interna. Os resultados revelam que a CES possui uma boa consistência interna, uma adequada estabilidade temporal e uma estrutura unidimensional. A centralidade das experiências de vergonha mostrou uma correlação positiva com os sintomas de psicopatologia e com os sentimentos atuais de vergonha. Estes dados sugerem que a CES-A é um instrumento robusto e útil na avaliação da centralidade das memórias de vergonha na adolescência.

Palavras-chave : Escala de centralidade do evento; Escala de avaliação; Adolescentes; Propriedades psicométricas; Experiências de vergonha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons