SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolaresEscala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231

Resumen

CUNHA, Marina; XAVIER, Ana; MATOS, Marcela  y  FARIA, Daniela. O impacto das memórias de vergonha na adolescência: A escala de Centralidade do Acontecimento. Aná. Psicológica [online]. 2015, vol.33, n.4, pp.425-438. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.995.

Experiências adversas, particularmente, experiências precoces de vergonha podem funcionar como memórias traumáticas e ser centrais na formação da autoidentidade. O objetivo da presente pesquisa é analisar a estrutura dimensional e qualidades psicométricas da versão portuguesa para adolescentes da Centrality of Event Scale (CES). Participaram 397 adolescentes com idades entre os 12 e os 18 anos a frequentarem escolas públicas de ensino regular. Em conjunto com a CES, os jovens preencheram outros questionários que avaliavam a sintomatologia psicopatológica e a perceção de sentimentos de vergonha externa e interna. Os resultados revelam que a CES possui uma boa consistência interna, uma adequada estabilidade temporal e uma estrutura unidimensional. A centralidade das experiências de vergonha mostrou uma correlação positiva com os sintomas de psicopatologia e com os sentimentos atuais de vergonha. Estes dados sugerem que a CES-A é um instrumento robusto e útil na avaliação da centralidade das memórias de vergonha na adolescência.

Palabras clave : Escala de centralidade do evento; Escala de avaliação; Adolescentes; Propriedades psicométricas; Experiências de vergonha.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons