SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolaresEscala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

CUNHA, Marina; XAVIER, Ana; MATOS, Marcela  and  FARIA, Daniela. O impacto das memórias de vergonha na adolescência: A escala de Centralidade do Acontecimento. Aná. Psicológica [online]. 2015, vol.33, n.4, pp.425-438. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.995.

Experiências adversas, particularmente, experiências precoces de vergonha podem funcionar como memórias traumáticas e ser centrais na formação da autoidentidade. O objetivo da presente pesquisa é analisar a estrutura dimensional e qualidades psicométricas da versão portuguesa para adolescentes da Centrality of Event Scale (CES). Participaram 397 adolescentes com idades entre os 12 e os 18 anos a frequentarem escolas públicas de ensino regular. Em conjunto com a CES, os jovens preencheram outros questionários que avaliavam a sintomatologia psicopatológica e a perceção de sentimentos de vergonha externa e interna. Os resultados revelam que a CES possui uma boa consistência interna, uma adequada estabilidade temporal e uma estrutura unidimensional. A centralidade das experiências de vergonha mostrou uma correlação positiva com os sintomas de psicopatologia e com os sentimentos atuais de vergonha. Estes dados sugerem que a CES-A é um instrumento robusto e útil na avaliação da centralidade das memórias de vergonha na adolescência.

Keywords : Escala de centralidade do evento; Escala de avaliação; Adolescentes; Propriedades psicométricas; Experiências de vergonha.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License