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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

FIGUEIREDO, Mafalda; MATEUS, Vera; OSORIO, Ana  e  MARTINS, Carla. A contribuição da sensibilidade materna e paterna para o desenvolvimento cognitivo de crianças em idade pré-escolar. Aná. Psicológica [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.231-242. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.842.

A sensibilidade materna no decorrer de interações mãe-criança está associada a um melhor desen- volvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar. Porém, o papel da sensibilidade paterna encontra-se menos explorado. Setenta crianças (39 do sexo masculino, 55.7%) foram observadas aos 4½ anos de idade, em sessões independentes com a mãe e com o pai, numa interação de jogo livre. Embora não tenha sido encontrada diferença entre sensibilidade materna e paterna durante as interações, apenas a primeira se revelou um preditor significativo de melhor desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar. Os resultados são discutidos tendo em conta as especificidades da interação mãe-criança e pai-criança e o seu efeito no desenvolvimento cognitivo das crianças.

Palavras-chave : Idade pré-escolar; Sensibilidade; Desenvolvimento cognitivo; Interação mãe/pai- criança.

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