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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Resumo
CRUZ, Vitor. Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem da matemática. Aná. Psicológica [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.127-132. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.839.
A preocupação do presente artigo é a de enquadrar filogeneticamente e ontogeneticamente o desenvolvimento da matemática, enquadrando-a no contexto da hierarquia da linguagem. Assim, começaremos por situar a matemática ou a linguagem quantitativa como o culminar da dinâmica evolutiva da linguagem. De seguida, faremos referência ao desenvolvimento da linguagem quantitativa, suportando-nos para tal numa teoria do desenvolvimento cognitivo, o qual, como é sabido se organiza do concreto para o abstracto. De seguida, será nossa intenção fazer uma breve referência às diferentes componentes ou áreas da matemática, particularmente a aritmética. Para terminar, e tendo por base o já exposto, referiremos algumas preocupações que devem estar subjacentes ao processo de instrução ou ensino da matemática.
Palavras-chave : Desenvolvimento cognitivo; Hieraquia da linguagem; Matemática; Sentido de número.