SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Preditores da dependência nicotínica e do comportamento planeado para deixar de fumarPráticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

HOMEM, Tatiana Carvalho et al. Perturbações de comportamento externalizante em idade pré-escolar: O caso específico da perturbação de oposição. Aná. Psicológica [online]. 2013, vol.31, n.1, pp.31-48. ISSN 0870-8231.

As Perturbações de Comportamento Externalizante são uma das principais razões pelas quais as crianças em idade pré-escolar são encaminhadas para os serviços de saúde mental. No entanto, não há ainda consenso relativamente ao diagnóstico destas perturbações nesta faixa etária. Com a presente revisão da literatura, pretende-se contribuir para uma caraterização geral das Perturbações de Comportamento Externalizante, designadamente da Perturbação de Oposição, em idade pré-escolar, bem como refletir sobre as dificuldades de diagnóstico nesta faixa etária e sobre as diferentes trajetórias desenvolvimentais envolvidas na emergência destas perturbações. É ainda nosso objetivo identificar os principais fatores etiológicos implicados na sua origem e lançar algumas pistas para futuras investigações.

Palavras-chave : Fatores de risco; Perturbações externalizantes do comportamento; Pré-escolar; Trajetórias de desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons