SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3O prolongamento da transição para a idade adulta e o conceito de adultez emergente: Especificidades do contexto português e brasileiroAuto-estima e narcisismo na adolescência: Relação com delinquência autorelatada em contexto forense e escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

CARLOTTO, Mary Sandra; LIBRELOTTO, Rejane; PIZZINATO, Adolfo  and  BARCINSKI, Mariana. Prevalência e factores associados à Síndrome de Burnout nos professores de ensino especial. Aná. Psicológica [online]. 2012, vol.30, n.3, pp.315-327. ISSN 0870-8231.

O presente estudo tem como objectivo identificar a prevalência da Síndrome de Burnout e a sua associação com os factores de risco psicossociais em 63 professores de escolas especiais da região central do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo - CESQT-PE, versão para professores, a Bateria de avaliação de riscos psicossociais e um questionário para as restantes variáveis. Os resultados obtidos evidenciam uma prevalência de 30,6% de professores que apresentam o Perfil 1 de Burnout, considerado como um nível moderado da síndrome e 14,3 % do Perfil 2, definido como uma forma mais severa de Burnout. O Perfil 1 associou-se ao aumento do conflito de papel e iniquidade e o Perfil 2 ao conflito de papel, sobrecarga de trabalho, iniquidade, insatisfação laboral e aos problemas de saúde.

Keywords : Ensino especial; Professores; Síndrome de Burnout.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License