30 1-2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

SAAVEDRA, Rosa    MACHADO, Carla. Violência nas relações de namoro entre adolescentes: Avaliação do impacto de um programa de sensibilização e informação em contexto escolar. []. , 30, 1-2, pp.109-130. ISSN 0870-8231.

^lpt^aEste estudo pretende avaliar o impacto de uma acção de sensibilização e informação sobre violência nos relacionamentos de namoro, implementada em contexto escolar, e perceber o papel do género no impacto da intervenção. Esta foi uma acção composta por três sessões de 90 minutos, cada uma, conduzidas junto de 578 alunos de 15 escolas do norte de Portugal. Todos os alunos preencheram, antes e após a intervenção, questionários de auto-relato acerca das suas atitudes sobre a violência física, psicológica e sexual nos relacionamentos de namoro e acerca das estratégias de resolução de conflitos por si utilizadas nestes relacionamentos. Os resultados revelaram a eficácia da intervenção ao nível da diminuição das atitudes de legitimação da violência nos relacionamentos, mas não foi possível identificar um impacto significativo da acção nas estratégias de resolução de conflitos utilizadas pelos participantes. Estes dados podem estar associados ao facto de o programa ter uma duração breve e uma orientação mais informativa do que comportamental. A questão do impacto diferencial deste tipo de programas em função do género não apresentou neste estudo resultados conclusivos.^len^aThis paper presents the evaluation of the impact of a preventive action about violence in dating relationships, conducted in a secondary school context. This action was composed by three sessions, 90 minutes each one, and involved 578 students from 15 schools in the north of Portugal. All students filled, before and after the intervention, self-report questionnaires about their attitudes toward physical, psychological and sexual violence in dating relationships and about the conflict resolution strategies they use with their intimate partners. Results showed that the intervention reduced violent prone attitudes, but had no impact in the conflict resolution strategies used by the participants. These results can be due to the fact that the program had a brief duration and a more informative than behavioral orientation. The question of the differential impact of such programs by gender did not provide, in this study, conclusive results.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License