SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Perfis de aprendizagem de estudantes do ensino superior: Abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensinoRepresentações de vinculação na infância: Competência verbal, estabilidade e mudança author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

SILVA, Ana Cristina  and  RIBEIRO, Véronique. Erros ortográficos e competências metalinguísticas. Aná. Psicológica [online]. 2011, vol.29, n.3, pp.391-401. ISSN 0870-8231.

A consciência e fonológica e morfológica têm sido associadas com o desempenho ortográfico. Pretende-se neste estudo analisar o modo como as duas competências metalinguísticas estão relacionadas com a natureza dos erros ortográficos cometidos por crianças do 2º e 4º anos e clarificar a natureza da ligação entre a consciência morfológica e fonológica e os erros em palavras com regras contextuais, erros em palavras associadas a regras morfológicas e erros em palavras regulares. Os resultados apontam para correlações significativas negativas e moderadas entre a consciência fonológica e os três tipos de erros. As mesmas correlações foram encontradas entre a consciência morfológica e os erros associados às restrições contextuais e morfológicas, não tendo sido encontrado nenhuma relação com erros estritamente fonéticos.

Keywords : Consciência fonológica; Consciência morfológica; Ortografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License