SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Diferenças desenvolvimentais e de envolvimento em dois grupos de crianças surdas em função do número de anos de apoioEstudo exploratório do instrumento Ages & Stages Questionnaires: 2ª edição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

SANTOS, Paula et al. Um sistema de acompanhamento das crianças (SAC) em jardim-de-infância: Uma via para a diferenciação peda gógica e inclusão. Aná. Psicológica [online]. 2011, vol.29, n.1, pp.135-147. ISSN 0870-8231.

O projecto de investigação-acção Avaliação em Educação Pré-Escolar - Sistema de Acompanhamento das Crianças1 focalizou-se no desenvolvimento de um instrumento para apoio à Prática Pedagógica em contextos de Educação de Infância, facilitando a relação entre as práticas de observação, avaliação e edificação curricular, protagonizadas pelos educadores, como via para a diferenciação pedagógica e inclusão. No enquadramento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) (ME, 1997) e inspirado no Process-Oriented Child Monitoring System (Laevers, Vandenbusschh, Kog, & Depondt, 1997), o Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) assenta numa atitude do adulto/educador caracterizada por atenção, respeito e confiança nas competências da criança e propõe um ciclo contínuo de observação - avaliação/reflexão - intervenção, em que as variáveis processuais Implicação e Bem-Estar Emocional são os parâmetros que permitem ao educador continuamente aferir as características contextuais/oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento que oferece às crianças - individualizando e optimizando a intervenção. Neste artigo, partilharemos alguns aspectos ilustrativos de virtualidades do SAC na intervenção junto de crianças a experienciar dificuldades emocionais e/ou de desenvolvimento, em contexto de jardim-de-infância.

Palavras-chave : Atitude experiencial; Avaliação; Crianças em dificuldade; Diferenciação pedagógica; Implicação e bem-estar emocional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons