29 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

GASPAR, Ana    SERRANO, Ana Maria. Interacções sociais e comunicativas entre uma criança com perturbação do espectro do autismo e os seus pares sem necessidades educativas especiais: Estudo de caso. []. , 29, 1, pp.67-82. ISSN 0870-8231.

^lpt^aNeste estudo observámos as interacções sociais e comunicativas, numa sala de jardim-de-infância, entre uma criança com PEA e os seus pares sem NEE, em dois momentos (actividade lúdica entre a criança com PEA e dois pares sem NEE, na presença de um adulto e depois sem a presença do adulto). O estudo tem como objectivos: analisar o papel do adulto e a forma como decorrem as interacções e identificar comportamentos sociais e comunicativos presentes. No final do estudo verificámos que a criança com PEA tomou um papel passivo e, os seus pares, raramente deram seguimento aos comentários que fez durante as interacções. As interacções foram básicas e pouco recíprocas. Na presença do adulto, a criança com PEA utilizou uma maior variedade de comportamentos sociais e comunicativos. Estes aspectos alertam para a necessidade e importância de treino específico dos pares sem NEE das crianças com PEA, de forma a maximizar as oportunidades sociais e comunicativas na sala de jardim-de-infância.^len^aWith this study we observed the social and communicative interactions between a child with ASD and their peers without special needs, on two occasions. During play among children with ASD and two peers without special needs, in the presence of an adult. And then, the same activity without the adult. The objectives were: analise the adult role and the way the interactions occurs and identify social and communicative behaviors. At the end of the study we found that the child with ASD has a passive role, and their peers rarely have responded to her comments. Thus, interactions proved to be basic and not reciprocal, in the sense that, each moment, there was only one turn-taking. When the adult was present, the child with ASD demonstrated more social and communicative behaviors. These issues highlight the need and importance of specific training of peers without special needs, to interact with children with ASD, in order to maximize the opportunities during social and communicative interactions, in kindergardens.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License