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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

ZUZARTE, M.    CALHEIROS, M.. Programa de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir” - Estudo exploratório. []. , 28, 3, pp.491-504. ISSN 0870-8231.

^lpt^aEste artigo descreve um Programa de intervenção nas interacções pais-filhos, em contextos lúdicos de aprendizagem, o qual é direccionado para famílias “de risco” com crianças até aos 3 anos. Apresenta ainda, um estudo de carácter exploratório onde se avalia a eficácia do programa. O Programa, que tem por objectivo desenvolver competências parentais através da modelagem e experimentação de interacções positivas em sete sessões, foi aplicado a 19 díades pais (Idade M=28.5; DP=9.48) criança (Idade M=21 meses; DP=0.99) em contexto domiciliário. As interacções das 19 díades foram avaliadas com o NCATS - Teaching Scale e o HOME utilizando-se um desenho de avaliação pré-pós teste. Os resultados indicam diferenças significativas em todas as áreas do meio da criança (estimulação diária, materiais lúdicos, ambiente, envolvimento e responsividade emocional e verbal dos pais) e da qualidade da interacção das díades (sensibilidade aos sinais, resposta ao descontentamento, promoção do desenvolvimento, clareza dos sinais e responsividade ao adulto). Não obstante o carácter exploratório do estudo, considera-se que quer a adesão e satisfação dos pais, quer os efeitos positivos do programa nas interacções das díades apontam para a pertinência da prossecução do seu estudo de validação com vista à sua generalização.^len^aThis article describes a Program for intervention in parent-child interactions, in playful learning contexts, aimed at “at-risk” families, with children up to age 3. An exploratory study is also presented, wherein the efficiency of the program is evaluated. The Program, whose activities aim to develop parental competencies, through modeling and experimentation of positive interactions in seven sessions, was applied to 19 parent (Age M=28.5; S.D.=9.48) child (Age M=21 months; S.D.=0.99) dyads, in the home environment. The pre-post test design evaluated the interactions of 19 parent-child dyads, using the NCATS Teaching Scale and HOME. Significant differences were found in all the areas of the child’s environment (daily stimulation, play material, physical and temporal environment, emotional and verbal responsiveness of the parents) and in the quality of the dyad’s interaction (sensitivity to signs, response to distress, promoting development, clarity of child’s signs and responsiveness to adult). Even though this is an exploratory study, the parent adherence and satisfaction, as well as the positive effects of the program on the dyads interactions suggest the importance of continuing studies to validate the Program, in order to generalize it’s application.

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