SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2A bi-estabilidade nas representações de movimento humano a partir de estímulos visuais e auditivosA importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

CARVALHO, Marisa  and  TAVEIRA, Maria Céu. O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: Perspectivas de pais e de estudantes. Aná. Psicológica [online]. 2010, vol.28, n.2, pp.333-341. ISSN 0870-8231.

O presente estudo tem como objectivos analisar perspectivas de pais e alunos acerca do papel dos pais na execução de planos de carreira dos seus filhos e retirar implicações para a conceptualização da intervenção vocacional no Ensino Secundário, prosseguindo investigação anterior (Pinto, Taveira, & Fernandes, 2003). Através do método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) foram investigadas as perspectivas de um total de 62 participantes, através de questionário de resposta aberta (Pinto, 2000). Na perspectiva dos participantes, os pais podem contribuir para o desenvolvimento de carreira através da relação com os filhos e através da relação com o meio. Os participantes evidenciam o reconhecimento do papel dos pais no desenvolvimento vocacional dos filhos, através de atitudes parentais mais ou menos directivas, específicas e intencionais, e da participação e promoção de actividades. Isto traduz a necessidade da intervenção vocacional contemplar os contextos de vida e o seu papel no desenvolvimento da carreira.

Keywords : Carreira; Grounded theory; Influência parental; Intervenção vocacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License