SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Desigualdades na divisão do trabalho familiar, sentimento de justiça e processos de comparação social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

CORREIA, Isabel. Psicologia Social da Justiça: Fundamentos e desenvolvimentos teóricos e empíricos. Aná. Psicológica [online]. 2010, vol.28, n.1, pp.7-28. ISSN 0870-8231.

Pretende-se com este artigo oferecer ao leitor uma revisão de literatura do que consideramos serem os principais desenvolvimentos teóricos e empíricos da Psicologia Social da Justiça. Para esta sistematização partimos das correntes teóricas na investigação da justiça identificadas por Tyler, Boeckman, Smith, e Huo (1997): a privação relativa, a justiça distributiva, a justiça procedimental, a justiça retributiva, tendo nós acrescentado a justiça reparadora (Braithwaite, 1999).

Palavras-chave : Justiça distributiva; Justiça procedimental; Justiça reparadora; Justiça retributiva; Privação relativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons