SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Se sinto como familiar sinto como positivo! Interferência da familiaridade no processo avaliativoSindicato Nacional dos Psicólogos: Um caso de mudança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

VIEIRA, Maria João; RIBEIRO, Rui Bártolo  e  ALMEIDA, Leandro S.. As potencialidades da Teoria de Resposta ao Item na validade dos testes: Aplicação a uma prova de dependência-independência de campo. Aná. Psicológica [online]. 2009, vol.27, n.4, pp.455-462. ISSN 0870-8231.

No presente estudo realizou-se uma análise aos itens da prova “Padrões” - teste de escolha múltipla informatizado que avalia a dependência-independência do campo - à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Analisou-se o ajustamento aos modelos logísticos de um (ML1), dois (ML2) e três parâmetros (ML3), concluindo-se que o primeiro modelo se ajustou a todos os itens que compõem a prova, o segundo apenas a sensivelmente metade dos itens, e o terceiro não chegou a cumprir as pré-condições. A análise dos resultados sugere que a principal razão do desajuste dos ML2 e ML3 se tenha ficado a dever à não unidimensionalidade do teste, ilustrando deste modo as exigências fundamentais da aplicação da TRI na construção e validação de provas psicológicas.

Palavras-chave : Análise dos itens; Dependência-independência de campo; Teoria da Resposta ao Item (TRI); Validade dos testes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons