26 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

COELHO, Joaquim Pinto. Sucesso ou insucesso na matemáticano final da escolaridade obrigatória, eis a questão!. []. , 26, 4, pp.663-678. ISSN 0870-8231.

^lpt^aO sucesso académico dos adolescentes na matemática está associado às suas características individuais, mas é influenciado pelas estruturas de apoio escolar e familiar (Gregory & Weinstein, 2004; Ma, 1997). Alunos de 11 escolas públicas, com idades entre os 12 e os 17 anos foram inquiridos através dum questionário baseado em itens seleccionados ou adaptados do questionário Health Behavior in School-Aged Children (WHO, 2002) e de outras fontes. As percepções dos alunos das relações com os seus pais, professores, colegas e sobre a sua carreira futura foram recolhidas e submetidas a uma análise das componentes principais. Uma regressão logística binária foi efectuada para determinar os factores preditivos do sucesso na matemática na escola. O género, o estatuto socioeconómico familiar, a identificação do aluno com a escola, o envolvimento dos pais com as actividades escolares, a aceitação do aluno dos/pelos colegas ou as relações afectiva e conflitual com o pai não se revelaram factores estatisticamente significativos para prever o sucesso na matemática. Uma relação conflituosa com a mãe, uma relação com os colegas caracterizada como agressor ou vítima e ser um aluno mais velho que os colegas são preditores estatisticamente significativos do insucesso. As elevadas expectativas de carreira do aluno, a nacionalidade e a relação afectuosa com a mãe são preditores estatisticamente significativos do sucesso na matemática. Uma relação professor/aluno estimulante mediada pelas estruturas de apoio familiar revelou-se igualmente um contribuinte positivo, sugerindo um papel particular da mãe, bem como dos professores para o sucesso do adolescente na matemática.^len^aAcademic achievement in mathematics in subjects who have reached adolescence is influenced by school and family support structures (Gregory & Weinstein, 2004; Ma, 1997). Students from eleven public schools, aged from 12 to 17, in the district of Lisbon were surveyed by questionnaire primarily based on selected items from the Health Behavior in School-Aged Children questionnaire (WHO, 2002) accompanied by other sources. Social-demographic details and students’ perceptions of their relationship with their parents, teachers and peers, and future career were collected and submitted to factor analysis. A binary logistic regression was performed to determine contributing factors predictive for mathematics achievement in the school. Gender, family socio-economic status, student’s school identification, parental involvement in school activities, students’ acceptance of/by peers, affective and conflictual relationships with the father were not found to be significant factors in predicting academic achievement in mathematics. A conflictual maternal relationship, peer relationship characterized as aggressor or victim and be older the student is, were significant contributors predictive of low achievement. High student career expectations, citizenship in the country and an affective maternal relationship were significant positive contributors predictive of high achievement in mathematics. A fostering teacher/student relationship mediated by family support structures was also found to be a positive contributor. These findings suggest a particular role for mother, as well for teachers, in students’ mathematics achievement, creating emotional and cognitive support for higher goals approaching the end of compulsory school.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License