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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

EMIDIO, Rita et al. Auto-conceito e aceitação pelos pares no final do período pré-escolar. []. , 26, 3, pp.491-499. ISSN 0870-8231.

^lpt^aA importância do estudo do auto-conceito advém do forte impacto que este parece ter no comportamento do indivíduo, regulando as suas acções e modos de interacção com os outros. Na definição deste constructo há que considerar as avaliações que o sujeito faz acerca das suas próprias competências em domínios restritos, como o cognitivo, o social, ou o físico (Harter, 1999). O presente estudo analisa a relação entre a auto-percepção de competências e aceitação no grupo de pares, numa amostra de 40 crianças de idade pré-escolar. Para avaliar a percepção das competências foram utilizadas as Escalas Pictóricas de Percepção da Competência e Aceitação Social (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro, & Peixoto, 2008), para analisar o grau de aceitação no grupo de pares realizaram-se entrevistas sociométricas. Os resultados indicam que as crianças com valores mais elevados na auto-percepção da aceitação entre os pares são, de facto, as que apresentam valores mais elevados de aceitação sociométrica no seu grupo de pares. Verificou-se igualmente que a auto-percepção da aceitação materna está relacionada com a percepção da competência cognitiva, com a percepção da aceitação pelos pares e, ainda, com a aceitação sociométrica pelos pares. Assim, o contexto relacional importa, enquanto guia do comportamento social da criança, e na emergência do conceito e sentido do self. A família, pares, representações e percepções de si próprio influenciam a relação entre pares em diferentes aspectos, em particular na sua aceitação.^len^aThe self-concept helps to regulate our own actions and the way we interact with others, therefore having a great impact on human behavior. According to Harter (1999) it is important to also analyze self-perceptions in specific domains such as cognition, social or physical. The present study aims to analyze the relations between self-perceptions of 40 preschool age children and the way they are accepted by their pears in the group context. The Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (Harter & Pike, 1984, adapted to the Portuguese population by Mata, Monteiro & Peixoto, 2008) and sociometric interviews were used to collect the data. The results indicate that children with higher scores on their perceived acceptance by their pears are indeed the ones with higher sociometric acceptance scores given by their peers. Their perception of the maternal acceptance is related to their perception of both cognitive competence and peers acceptance, as well as to their sociometric acceptance among peers. Overall, social interactions seem to be an important context for the development of self-concept.

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