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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

SANTOS, António J.; VAUGHN, Brian E.; STRAYER, F. Francis  e  DANIEL, João R.. Métodos de observação e análise para identificação das estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar. Aná. Psicológica [online]. 2008, vol.26, n.3, pp.447-461. ISSN 0870-8231.

Os modelos etológicos em desenvolvimento social sublinham que os grupos naturais proporcionam uma variedade de contextos sociais que influenciam de forma diferencial o crescimento e desenvolvimento individual. Contudo, os estudos comportamentais de primatas humanos e não-humanos têm sobretudo incidido nas relações de agressividade e estruturas de dominância. A investigação da organização do comportamento afiliativo tem sido impedida devido à falta de modelos e métodos para o estudo das estruturas sociais coesivas. As análises de agrupamento e redes sociais dos padrões de associação entre pares fornecem uma base alternativa para investigar a organização social de grupos infantis estáveis e para avaliar como é que os tipos afiliativos no interior do grupo podem influenciar o desenvolvimento individual. Os resultados do presente estudo contribuem directamente para a operacionalização de tais modelos descritivos das estruturas coesivas dos grupos de pares. A discussão dos resultados centra-se na forma como a inserção da criança na estrutura afiliativa do grupo de pares constrange o seu comportamento social e proporciona experiências específicas que servem como contextos para a construção de relações interpessoais mais íntimas.

Palavras-chave : Estruturas afiliativas; análise de redes sociais; relações entre pares.

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