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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

REIS, Fátima; DIAS, Maria do Rosário    LEAL, Isabel. A consulta no setting odontopediátrico: A percepção subjectiva do medo. []. , 26, 2, pp.239-250. ISSN 0870-8231.

^lpt^aAs investigações recentes sugerem que a percepção subjectiva da crianças da sua visita ao dentista pode ter um impacto mais determinante em termos do medo/angústia face à consulta odontopediátrica, do que o tipo de tratamento recebido ou a patologia dentária subjacente. As técnicas projectivas revelam-se úteis para uma melhor compreensão do medo e angústias da criança face ao tratamento dentário, uma vez que permitem o acesso a informação dificilmente disponibilizada de outra forma de avaliação. O estudo aqui apresentado tem como objectivos avaliar: o medo dentário da criança e o comportamento manifestado durante a consulta. Assim, 166 crianças em idade escolar (5-12 anos) foram avaliadas após a consulta no dentista. Utilizou-se o teste Children’s Dental Fear Picture (CDFP, Klingberg & Hwang, 1994). Foram identificados três perfis de crianças, designados por “com medo”, “sem medo” ou “ambíguo”. Analisou-se também a relação com a idade e o número de consultas anteriores no dentista. Constata-se que medo dentário e comportamento durante a consulta necessitam ser abordados como entidades diferentes. O estudo realizado aponta para a necessidade da criação de instrumentos lúdico-pedagógicos no setting de consulta com a criança.^len^aRecent investigations suggest that the child’s subjective perception regarding the act of visiting the dentist has a more determining impact on dental care fear and anguish than the type of dental care procedure s/he may experience during the appointment or the pathology s/he may be suffering from. Projective techniques are of special interest for purposes of better understanding child dental fear, particularly child’s anguishes and fears. The present study assesses: (i) child dental fear and child’s behavior during the visit to the dentist. One hundred and sixty six school children (aged between 5-12 y.o.) were tested after visiting the dentist. Dental fear was assessed using the Children’s Dental Fear Picture test (CDFP), each child falling under one of three categories: “fearful”, “not fearful” or “uncertain”. Furthermore, an analysis was conducted on relation to age and the number of previous visits to the dentist. Dental fear and behaviour during the visit to the dentist should be considered as different entities. This study points toward the need of developing ludic-pedagogical instruments for use in medical settings involving children.

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