25 4Kirk Schneider in psychopathology 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

NEVES, Sílvia Pina    FARIA, Luísa. Auto-eficácia académica e atribuições causais em Português e Matemática . []. , 25, 4, pp.635-652. ISSN 0870-8231.

^lpt^aA auto-eficácia académica e as atribuições causais são construtos motivacionais intimamente ligados à realização escolar, fornecendo informações importantes acerca das percepções de competência dos alunos e das estratégias que estes utilizam para lidar com os resultados da sua realização. Neste estudo avaliamos a auto-eficácia académica de 207 alunos (101 do 9.º ano de escolaridade e 106 do 10.º ano de escolaridade) e as causas que estes atribuem às suas notas de Português e de Matemática, utilizando a Escala de Auto-Eficácia Académica e o Questionário de Atribuições e Dimensões Causais (Pina Neves & Faria, 2005a, 2005b). Os resultados diferenciais mostram que os alunos do 10.º ano de escolaridade, bem como os alunos com aproveitamento escolar, apresentam expectativas de eficácia mais positivas para Português, para Matemática e para a realização escolar geral, fazendo ainda atribuições mais internas para as suas notas e tendo percepções de maior internalidade e estabilidade. Por sua vez, os resultados correlacionais evidenciam uma forte associação entre a auto-eficácia académica e os resultados escolares. Finalmente, as análises de regressão linear demonstram que as expectativas de eficácia e a controlabilidade são variáveis influentes na realização escolar, observando-se que são as dimensões específicas da auto-eficácia académica aquelas que têm maior poder explicativo do rendimento nas duas disciplinas alvo.^len^aAcademic self-efficacy and causal attributions are motivational constructs related to academic achievement which give us useful information about students self-perceptions of competence and their strategies to deal with academic settings and to cope with their school marks. This study aims to evaluate academic self-efficacy of 207 students (101 attending 9th grade and 106 attending 10th grade) and their causal attributions to Portuguese and Mathematics marks, using the Academic Self-Efficacy Scale and the Causal Attributions and Dimensions Questionnaire (Pina Neves & Faria, 2005a, 2005b). The differential results suggest that either 10th graders and students with higher marks have more positive self-efficacy expectancies for future performances in Portuguese, Mathematics, and school results in general than the other students, attributing also their marks to more internal causes and presenting perceptions of higher causal internality and stability. Moreover, the studies of correlation find a strong and positive association between academic self-efficacy dimensions and school marks. Finally, linear regression analyses show that self-efficacy expectancies and causal controllability are important determinants of academic achievement, stressing that the two specific dimensions of academic self-efficacy are the major predictors of achievement in both school subjects.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License