25 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

GONCALVES-PEREIRA, Manuel; XAVIER, Miguel    FADDEN, Gráinne. O Modelo de Falloon para intervenção familiar na esquizofrenia: Fundamentação e aspectos técnicos. []. , 25, 2, pp.241-255. ISSN 0870-8231.

^lpt^aOs autores fazem uma retrospectiva da utilização de psicoterapia comportamental em famílias de pessoas com doença mental grave, nomeadamente esquizofrenia, focando o modelo de Falloon e colaboradores (Terapia Familiar Comportamental). Trata-se de uma intervenção unifamiliar, psicoeducativa, de inspiração comportamental, que pretende melhorar a capacidade de resolução de problemas no seio da família. Os resultados estão bem documentados em termos clínicos (menores taxas de recaída), psicossociais (melhor funcionamento socio-ocupacional, menor sobrecarga familiar) e económicos. Estas intervenções estão amplamente difundidas na Europa e EUA, e as suas indicações têm sido alargadas a diversos campos da psicopatologia do adulto, bem como da infância e adolescência. Em Portugal, o treino neste tipo de intervenções tem vindo a ser feito desde 1996, ainda que, paradoxalmente, sem tradução significativa na prática clínica de rotina. As dificuldades de implementação são parcialmente comuns a outras intervenções com famílias, constituindo uma área merecedora de investigação específica.^len^aBehavioural interventions have been used with families where there are severe mental health difficulties. Behaviour Family Therapy (Falloon and colleagues) is an effective family intervention for schizophrenia with clear-cut aims. Evidence regarding outcome has been established, either in clinical terms (reduced relapse and hospitalisation rates), psycho-social factors (better social and occupational functioning, reduced family burden) or economic terms (reduced cost of service). It’s a family intervention delivered to individual families within a ‘strengths framework’ - the approach is psychoeducational, and there is a focus on the family acquiring specific coping skills. Behavioural psychoeducational interventions are practiced worldwide, and seems helpful in a wide range of mental health conditions. In Portugal, training in this kind of intervention began in 1996, although with scarce impact in regular clinical practice. Implementation difficulties are shared with other forms of family work and this undoubtedly deserves specific high-quality research.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License