25 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

DUARTE, Teresa. Recovery da doença mental: Uma visão para os sistemas e serviços de saúde mental . []. , 25, 1, pp.127-133. ISSN 0870-8231.

Nos últimos anos, recovery emergiu como um novo paradigma na saúde mental. Com base nas narrativas das pessoas com experiência de doença mental e nos resultados de vários trabalhos de investigação, o recovery é uma experiência mais comum do que era tradicionalmente expectável e uma possibilidade real para as pessoas com doença mental. O conceito de recovery tem sido proposto como visão orientadora na concepção e implementação de serviços e na definição de políticas públicas de saúde mental. Tendo em conta a influência que os contextos podem ter na promoção das oportunidades e dos processos de recovery das pessoas com experiência de doença mental, este artigo enuncia algumas estratégias para que os serviços e sistemas de saúde mental desenvolvem e integrem práticas mais consistentes com uma visão de recovery. Os serviços orientados para o recovery inscrevem-se num referencial de direitos humanos, adoptam uma abordagem acológica na sua análise dos problemas e estratégias de intervenção, desenvolvem uma cultura de esperança e empowerment, estabelecem uma relação colaborativa e de partilha de poder entre os vários stake-holders e promovem efectivamente a participação e integração social das pessoas com experiência de doença mental.

: Recovery; pessoas com doença mental; serviços de saúde mental; participação e integração social; empowerment.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License