25 1Principles from history, community psychology and developmental psychology applied to community based programs for deinstitutionalized youth 
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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

ZELDIN, Shepherd; CAMINO, Linda    CALVERT, Mathew. Toward an understanding of youth in community governance: Policy priorities and research directions . []. , 25, 1, pp.77-95. ISSN 0870-8231.

Há mais de 10 anos que vários investigadores e interventores têm vindo a defender os resultados positivos de abordagens que promovem o envolvimento dos jovens, esta perspectiva vê os adolescentes como facilitadores activos do seu próprio desenvolvimento e como recursos importantes para as suas comunidades. Como parte destas mudanças os jovens têm vindo a ser cada vez mais envolvidos na governança das suas comunidades. Os jovens têm vindo a dar contributos importantes nas organizações juvenis, nas escolas, nas organizações comunitárias e na definição de políticas públicas, através da sua participação em conselhos consultivos e equipas de planeamento de intervenção e estão plenamente envolvidos nas funções/actividades inerentes ao desenvolvimento destas acções, como o desenvolvimento de designs de intervenção, orçamentos, relações públicas, formação e avaliação. Os decisores políticos de nível local e estatal começam agora a valorizar o envolvimento dos jovens na governança das comunidades. Esta política de envolvimento dos jovens, contudo, tem ocorrido de forma independente do investimento no desenvolvimento dos adolescentes. Neste Social Policy Report, o objectivo é preencher a lacuna entre estas duas áreas. Discutimos o contexto cultural do envolvimento dos jovens, teorias e modelos inovadores, evidências empíricas e prioridades para a intervenção e pesquisa. Porque envolver os jovens na governança das comunidades? Têm sido identificadas três fundamentações teóricas de base: Assegurara a justiça social e a representação dos jovens; construir uma sociedade civil e promover o desenvolvimento dos jovens. Contudo, de uma forma geral, modelos inovadores têm vindo a demonstrar que a teoria pode ser eficazmente transformada em política. Por outro lado, uma forte pesquisa de base serve de suporte à prática. Quando os jovens estão envolvidos em processos de tomadas de decisão importantes - nas famílias, nas escolas, e nas organizações juvenis - a pesquisa identifica evidências claras e consistentes dos benefícios para o desenvolvimento desses jovens. Um conjunto de pesquisas recentes mostram-nos, também, que organizações e comunidades retiram benefícios da participação dos jovens na sua governança. Várias acções devem ser desenvolvidas para que se retire o máximo proveito do envolvimento dos jovens para os próprios e para as comunidades. Recomendamos três áreas para o desenvolvimento dessas políticas. Primeiro, o reconhecimento público do sucesso destas práticas necessita de ser melhor divulgado. As expectativas sociais sobre os jovens continuam baixas e os estereótipos negativos continuam a ser veiculados pelos média. Segundo, são necessários apoios económicos mais estáveis para o envolvimento dos jovens. Especialmente no caso das associações juvenis que nascem nas comunidades, pois estas continuam a ser o principal catalizador para a participação dos jovens na vida cívica das comunidades. Terceiro, é necessário promover o desenvolvimento de competências locais dando suporte ao nível da formação, nos vários sectores das organizações comunitárias, coligações e associações sem fins lucraticos. Estas entidades estão melhor posicionadas para convencerem os grupos com poder de decisão no sentido de planearem, implementarem e manterem o envolvimento dos jovens. É igualmente importante expandir o contexto científico para o envolvimento dos jovens na governança comunitária. As prioridades dos académicos deverão ser a focalização da pesquisa na compreensão: dos resultados do envolvimento dos jovens na governança, quer ao nível organizacional, quer ao nível comunitário; as competências que os jovens transportam para a governança; e como é que a prática do envolvimento dos jovens pode ser sustentada/mantida pelas comunidades.

: Governança dos jovens; participação comunitária; sociedade civil.

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