24 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

MARQUES, Ana    GOMES, António Rui. Avaliação da eficácia de um programa de treino de visualização mental num escalão de formação desportiva no basquetebol. []. , 24, 4, pp.533-544. ISSN 0870-8231.

^lpt^aNeste artigo apresentam-se os resultados da implementação de um programa de visualização mental junto de uma equipa de basquetebol do escalão de Cadetes A, ao longo de seis meses, correspondendo a grande parte da época desportiva. A avaliação psicológica foi efectuada ao longo do programa, utilizando-se um plano longitudinal com medidas repetidas, no sentido de observar a frequência e a qualidade da visualização mental (VM). Os resultados sugerem a eficácia do programa desenvolvido, nomeadamente na maior tendência dos atletas aplicarem as técnicas treinadas entre o início e o final da intervenção. Por outro lado, os dados recolhidos sobre as dimensões da VM que mais beneficiaram com a intervenção, indicam um efeito particularmente positivo sobre a capacidade dos atletas anteciparem e prepararem o tipo de acções e movimentações a efectuar durante as competições (função cognitiva geral da VM). No final, são discutidas algumas sugestões para a investigação futura neste domínio da intervenção psicológica.^len^aThis article presents the results and effects of implementing an imagery program with a young athletes’ basketball team, during six months. The psychological evaluation took place during the entire program using longitudinal repeated measures to monitor the frequency and the efficacy of the skill trained. Results suggest the efficacy of the program developed as, throughout the program, an increase is noted on applying the techniques trained. On the other hand, the data collected indicate a particularly positive effect on the athletes’ ability to anticipate and prepare their actions and moves during competition (general cognitive ability). Finally, some suggestions on future investigation on this area are discussed.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License